Sobre

Para apressadas/os:

Doutoranda em Ciência Política, pela Universidade de Brasilia.

Mestre em Design pela Universidade de Brasília (2015). Título da dissertação: Democracia 3.0 : interação entre governo e cidadãos mediada por tecnologias digitais (clique para acessar).

Especialista em Design de Interação (2010-2011) PUC Minas. Título: Inovação no Design de Interação: Design livre para modelos sustentáveis.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – junho 2008.
Título da Monografia: Letramento Digital e Midiático: A cultura digital e os Pontos de Cultura (PDF).

Pesquisa cultura contemporânea com atuação em redes desde 2001.

Currículo Lattes aqui.

Mais detalhes abaixo! Entre em contato para conversarmos!

Formação Pessoal:

Nerd desde criança absolutamente viciada em lego, com crises de adolescência canalizadas para jogos, comecei a ‘internetar’ com mais frequência em 2000, quando morei fora, para me comunicar com a turma do Brasil.

O fluxo foi inevitável e no ano seguinte já me envolvi nos primórdios do Indymedia no Brasil (Centro de Mídia Independente) e nas mobilizações na América Latina, realizando intercâmbios na Argentina e Bolívia ainda em 2002. Estas experiências resignificaram o curso de jornalismo, pois da perspectiva da comunicação libertária logo entendi que as técnicas e ferramentas também precisavam ser livres e migrei do msn para o irc, do windows para o slackware e o software livre passou a ser cotidiano em minha vida.

De volta ao Brasil me envolvi com o burburinho dos festivais de mídia tática produzindo o Prov0s em 2002 e colaborando com o Midia Tática Brasil em 2003, Digitofagia, em 2004, e a série de Submidialogias.
Destas articulações dos primórdios da internet no Brasil surgiram redes semi institucionais que se consolidaram ao longo dos anos nas ações de Cultura Digital do Ministério da Cultura e todos seus desdobramentos.

Na maior parte deste período estive tocando ações locais e virtuais, mas com participações pontuais no desenvolvimento e investigação de metodologias de atividades de ensino aprendizagem de tecnologias sob práticas pedagógicas inovadoras.

Atualmente aproveito esse conhecimento multimídia e multidisciplinar para trabalhar com a conceitualização, desenvolvimento e avaliação de interfaces interativas.

Em 2003, mudei pra Sampa por um par de anos, quando estava emergindo Metareciclagem, Mídia Tática Brasil e outros projetos a partir da Lista Metáfora.
Pouco tempo depois começam os papos sobre Cultura Digital no Ministério da Cultura. Ainda em São Paulo, mesmo sem terminar o curso de jornalismo trabalhei nas falecidas revistas da Digerati; Geek, Hacker e PC Brasil, onde me diverti por um tempo e escrevi coisas bacanas. Acho que a matéria mais interessante foi a sobre o Nicola Tesla (que republiquei aqui). Exceto essa, tenho todo esse material só em impresso, uma pena…

De Sampa fui pra Salvador parir crianças baianas e pouco depois estava de volta a BH. Nesse tempo todo e depois também com a já real Cultura Digital do Minc, onde trabalhei até 2009. Esses quatro anos de experiência serviram para produzir a monografia que garantiu meu diploma de jornalista (\o/), que na real não garantiu trabalho, mas abriu portas para conseguir fazer matérias isoladas nos mestrados da UFMG, onde pretendo entrar em breve. Antropologia Contemporânea, Redes Sociais, Arte Digital Interativa e Comunicação e Cultura Contemporânea foram algumas das disciplinas que me inspiraram a seguir estudando todas com excelentes professores.

Em 2010, investi em uma especialização na PUC Minas de Design de Interação, que promete justamente abrir meu campo de visão para as áreas em que já atuo, mas também novas possibilidades.

Informações mais organizadas das áreas específicas encontram-se compiladas em páginas deste blogue elencadas no menu.

7 comentários sobre “Sobre

  1. Curti teu blog, muito show, achei o link em um email do metareciclagem de Arraial d’Ajuda o qual me juntei para passar conhecimentos de Linux distribuição ubuntu.
    boa sorte com a divulgação de idéias de software livre.

  2. Curti teu blog, muito show, achei o link em um email do metareciclagem de Arraial d’Ajuda o qual me juntei para passar conhecimentos de Linux distribuição ubuntu.boa sorte com a divulgação de idéias de software livre.
    +1

  3. Olá!

    Tudo bem? Estamos com uma vaga de UX na Bolt (conhece? http://www.boltbrasil.com.br) e vc foi indicada pelo professor Caio Júnior. Teria interesse em vir trabalhar com a gente?

    Podemos marcar uma conversa?

    Abs.

    Marina Fernandes
    Recursos Humanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s