Estou construindo um glossário de termos técnicos que podem não ser muito óbvios para pessoas que não são da área das ciências exatas, em especial pesquisadores/as de democracia digital da área de humanas (comunicação, ciência política, etc). Então ajudem aí nos comentários por favor!

 

algoritmo
big data, bit, blochain, bitcoin
css, criptografia, cpu, C
datacenter, dns, drm
ethernet 
facebook
google
html, http
internet das coisas
Java, Javascript
k
l
m
nuvem, neutralidade de rede
open source
Python, PHP
q
user
r
software livre, streaming
v
www, web
zetabite

10 comentários sobre “Glossário para democracia digital

  1. Algoritmo
    uma sequência (finita) de instruções bem definidas e não ambíguas a serem executadas (mecânica ou eletronicamente). O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos; podem haver repetições de passos (iterações) ou serem necessárias decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada.

  2. Big data
    este termo muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados. Maior precisão e tamanhos de conjuntos mais amplos de dados pode levar à tomada de decisões com mais confiança, as quais podem significar maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos

    1. Complementando, Big Data também pode se referir ao conjunto de dados propriamente dito, quando se tem uma quantidade muito grande de dados armazenados. O problema maior aqui é o que seria “muito grande”, mas já que é para público leigo, podemos falar que começa na ordem dos terabytes.

  3. Blockchain
    é uma lista continuamente crescente de registros (também chamados de blocos), que são ligados uns aos outros utilizando-se de criptografia, o que os torna inerentemente resistentes à modificação de seu conteúdo. Para que seja utilizado como um livro-caixa digital, normalmente um blockchain é gerenciado por uma rede “peer-to-peer” que coletivamente adere ao mesmo protocolo para validar novos blocos.

  4. Criptografia
    é a prática e o estudo de técnicas para assegurar a comunicação na presença de terceiras partes adversárias. Podem ser utilizadas para assegurar a confidencialidade, integridade, e a autenticidade de informações que estão sendo comunicadas

  5. Software Livre
    é aquele software distribuído sob termos que permitem aos usuários executá-lo para qualquer finalidade, bem como estudá-lo, alterá-lo, e redistribuí-lo, alterado ou não. Os usuários são livres para fazer o que eles querem com suas cópias do software (incluindo lucrar com eles), independentemente de quanto é pago para obtê-lo

  6. Byte
    é uma unidade de informação digital que geralmente consiste em oito bits. Historicamente, o byte era o número de bits usados para codificar um único caractere de texto em um computador e, por esse motivo, é a unidade de memória endereçável menor em muitas arquiteturas de computadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s