Balaio Brasília


Há um ano o Balaio Café fechava suas portas. Na manhã seguinte de uma noite linda, macumbeira e cheia de energia tinha programado a internet para publicar esse post. Agradecendo Juliana, João e José (e Gil, pelo domingo no parque).

Mas eis que o inesperado tomou conta de tudo. Na manhã seguinte como todo dia fui levar as crianças na escola, escutando meu radinho de pilha pós moderno e… tentaram prender um ex presidente da república tupiniquim do brasil. semanas INTENSAS, se prosseguiram até o desfecho. que eu não sei  qual será, já que estou subvertendo a ideia de tempo ao programar uma publicação para o futuro.

 

segue rascunho original

 

A cidade acordou hoje mais opaca, mais sem graça e mais careta. O Balaio Café, reduto da boêmia e da cultura libertária, fechou as portas. E desta vez parece que definitivamente. Pode ser visto na praça dos prazeres, podada, sem plantas e com as paredes pálidas.

Com isso, as pessoas e a cidade perdem um dos estabelecimentos mais agregadores do plano piloto, por onde passaram muitos visitantes temporários e permanentes e de onde nasceram muito coletivos, amores e micro revoluções.

Só tenho a agradecer a Jul Pagul, que conheci bem antes do Balaio, por resistir estes dez anos à frente dos balcões mais diversos e divertidos dessa capital. E desejar que seus próximos empreendimentos sejam tão felizes como nós fomos no Balaio.

O Balaio me ensinou a gostar de Brasília. Vim aqui na capital pela primeira vez para o Corpus Crisis, evento organizado pelas feministas da cidade, inspirado no Carnaval Revolução, que fazíamos em BH lá por 2002, 2003. Na ocasião Jul disse, “vou abrir um café em alguns meses”. Dito e feito. Nos próximos retornos à cidade o Balaio era ponto de encontro.

Importante ressaltar que de inicio detestei Brasília. Achava tudo igual e me perdia nas superquadras. Não entendia a lógica das superquadras. Quando me mudei para cá, há dois anos, a localização do Balaio influenciou diretamente na escolha do apartamento. Íamos a pé.

 

Deixe um comentário

