Como elaborar um cadastro de eleitores e candidatos dos 26 estados do Brasil e Distrito Federal relacionado a dezesseis setoriais? O caminho mais fácil era sem dúvida um formulário gigante para inserção de dados. Afinal de contas em HTML5 ficou tudo mais simples. Mas este é o pensamento do desenvolvedor, não do designer.

Tive a liberdade de fazer a engenharia reversa e, com isso, mudar inclusive a lógica da programação. Por isso, atenção vocês que desenvolvem projetos Web e deixam o design só para o final!

Primeiro a pessoa seleciona se é candidato/a ou eleitor. Em seguida seleciona seu estado e setorial em um mapa interativo (que os desenvolvedores chamaram de “firula”). Depois segue para inserção dos dados de candidatura. Simples, fácil e interativo, de forma que qualquer pessoa consiga se inscrever e votar.

A plataforma foi lançada hoje e votação será iniciada em 8 de setembro. A expectativa do Ministério da Cultura é reunir 30 mil pessoas no sistema. Acho que chegamos lá, afinal qualquer pessoa interessada em cultura e maior de 16 anos pode participar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s