O Culturadigital.br retoma sua vocação de inovação na formulação de políticas públicas colaborativas desenvolvendo e hospedando a plataforma da construção da Política Nacional das Artes, lançada hoje (9/6), na Funarte, no Rio de Janeiro.

A principal novidade é que as pessoas poderão optar por interagir em diferentes níveis de participação. É possível votar em prioridades, com apenas um clique, além de comentar os planos setoriais de Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Literatura e Teatro.

E as inovações não param por aí. Em termos de interface de navegação, implementamos o sistema de abas para facilitar o fluxo de leitura pelos eixos ou capítulos dos Planos Setoriais.

A vantagem dessa solução é que os capítulos ficam indexados de uma forma visual, possibilitando uma visão de todo o conteúdo sem que seja necessário navegar até o fim das páginas. Mas lembre-se, para comentar os Planos Setoriais é preciso se juntar a mais de oito mil pessoas da rede e se cadastrar.

Para votar basta escolher uma opção da pergunta: Qual tema você considera mais importante para a Política Nacional das Artes? Você também pode sugerir uma resposta, veja como funciona:


Esta enquete é resultado da primeira versão do plugin priorize, que reproduz o sistema de votação por prioridades do projeto All our Ideas. O sistema é o primeiro desenvolvido para WordPress e seu código aberto está publicado no GitHub, aguardando contribuições.

A construção da plataforma da Política Nacional das Artes partiu de um amplo mapeamento sobre iniciativas de consultas interativas, ou seja, aquelas que possibilitam que os participantes dialoguem entre si, de forma horizontal, inaugurados a partir do Marco Civil da Internet, em 2009.

Não estamos apenas repensando a cultura digital, mas também a colocando em um loop de digitofagia (há pelo menos 10 anos… and loading)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s