Cada vez mais as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas. São acessadas de casa, do trabalho, nos finais de semana, durante o dia e a noite nos dispositivos móveis. Os usos são os mais variados, desde contato com amigos, mas também para utilização de serviços, como chamadas de táxi, compras coletivas, entre outras atividades.

Uma pesquisa divulgada pela ComScore comprova esta tendência. De acordo com seus resultados, os brasileiros passam um terço do tempo online lendo e postando coisas nas redes sociais. Houve também um recorde no número de visualizações de páginas na internet por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets, 6% do total. Além disso, o tempo médio que os internautas ficam online por aqui está acima da média do resto da América Latina.

Diante destas informações você ainda tem dúvida da importância de uma presença digital de sua marca ou empresa nas redes sociais? Estes canais são fundamentais para qualquer negócio ganhar visibilidade e crescer em número de clientes ou usuários. Por outro lado, existem diferenças entre as redes sociais e cada uma delas deve ser utilizada de forma específica para divulgação de conteúdo. Confira a seguir algumas dicas sobre como usar as mídias sociais de forma otimizada.

Produzindo material

Antes de traçar uma estratégia para divulgação de seu conteúdo nas redes sociais é importante ressaltar que as informações que você irá veicular devem ser relevantes para seu público e ricas em variedade. Capriche nos textos e nas imagens, crie calls to action de acordo com seus objetivos e tenha disponível um material de alta qualidade. Afinal de contas, com tanta informação na internet é preciso se destacar! Por isso, produza conteúdo exclusivo que possa ser adaptado de acordo com os canais de divulgação.

A escolha e uso dos canais

Com um rico material em mãos você deverá traçar estratégias de divulgação em cada um de seus perfis nas redes sociais. Lembre-se sempre de que as mídias sociais são ferramentas de interação, por isso é essencial para seu sucesso acompanhar as respostas e comentários de sua rede. Dito isso, vejamos o que cada canal pode trazer de positivo para a veiculação de seu conteúdo.

 

  • Twitter: Com 140 caracteres e palavras-chave (#hashtags) esta ferramenta dita tendências e ainda destaca os assuntos mais comentados pelos internautas. Siga perfis interessantes para acompanhar as novidades de sua área de atuação. Busque conversar nesta rede mencionando parceiros e repetindo (retweets) publicações que podem ser interessantes para seu público. Estas atitudes ajudam a aumentar sua lista de seguidores. Na hora de divulgar seu conteúdo, use encurtadores de URLs e hashtags. O segredo aqui é ser direto em sua mensagem e levar os internautas a clicarem no link que você está promovendo.
  • Google +: Esta ferramenta funciona a partir da ideia de círculos de pessoas. Surge como uma evolução do Orkut e sua proposta é segmentar as publicações oferecendo mais privacidade, assim como também facilidade para encontrar informações. Você cria seus círculos e adiciona pessoas a eles, que passam a ter acesso às suas publicações. A vantagem desse canal é exatamente poder dialogar de forma diferenciada com vários públicos. Por isso, ao divulgar seu conteúdo no G+ tenha isso em mente! Adote estratégias diferentes para cada um de seus círculos e publique informações relevantes, com imagens atraentes para que suas postagens sejam repetidas e marcadas com +1 (o curtir do G+).
  • Facebook: Nesta rede você deve ter além de um perfil também uma Fanpage. Ela é essencial para aumentar o alcance do seu conteúdo. Isso ocorre porque o perfil tem um limite de amigos, enquanto que a Fanpage não tem restrições com relação ao número de usuários que a seguem. Varie nos formatos de divulgação de informações no Facebook, você pode utilizar imagens, vídeos, enquetes e marcar eventos. Invista nos comentários e curtidas com calls to action específicos para cada um desses objetivos. Publique com periodicidade e interaja com as pessoas!

Além destes 3 principais canais de mídias sociais você ainda deve investir em outras redes, de acordo com as características de seu conteúdo.

  • O LinkedIn tem mais de 100 milhões de usuários, sendo conhecido por ser uma rede para profissionais de negócios. Além de gerenciar oportunidades de empregos permite com que outras pessoas vejam seu portfólio. É possível integrar outras redes ao LinkedIn, como por exemplo repetir as publicações do Twitter por lá.
  • O Youtube tem 158 milhões de visualizações por mês. Por isso se você possui conteúdo em video, é fundamental criar um canal nesta rede para disseminar sua programação!
  • Para compartilhar imagens o Instagram é a referência. Com mais de 15 milhões de usuários pode ser utilizado para promover seu conteúdo e interagir com seu público.

Medindo os resultados

Por fim, é essencial acompanhar a repercussão que seu conteúdo está gerando nas redes sociais. Para tanto é necessário medir os resultados com vistas a garantir as melhores estratégias para seu negócio. Cada uma dessas redes sociais possui ferramentas de monitoramento, o Facebook por exemplo, fornece relatórios em tempo real do alcance das publicações de sua FanPage.

Por outro lado, administrar informações de diversas redes sociais ao mesmo tempo pode ser um desafio. Por isso, recomenda-se a utilização de ferramentas de gestão de mídias sociais, como por exemplo o Hootsuite ou oSocialOomph. Estes aplicativos oferecem uma série de recursos para o acompanhamento e medição dos resultados dos impactos de suas publicações. Por isso, inclua sua utilização em sua estratégia de marketing de conteúdo digital e alcance os resultados esperados!

Você deve ir atrás de seu público, e ele possivelmente está espalhado pelas redes sociais. Não deixe de aproveitar das atuais ferramentas de gerenciamento e coloque em prática sua estratégia de social media agora mesmo!

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