Fórum de Governança da Internet


O Fórum de Governança da Internet é um daqueles encontros de muita articulação, onde se conhece muita gente e sobretudo se ouve falar dos assuntos que em algum tempo serão amplamente discutidos.

Em 2007, logo após a TEIA ocorreu o IGF no Rio de Janeiro que contou também com um evento paralelo no Circo Voador. Em meio a correria de dois grandes eventos recebi um convite da APC Women para participar em uma mesa sobre regulação de conteúdo na internet. Minha fala deveria ser do ponto de vista de uma usuária, pois havia também gente de provedores de conteúdo e outros “papéis”. Na parte da manhã o Gil havia falado no mesmo local em português, mas na parte da tarde, quando eu iria participar tinha que ser em inglês (ainda bem q Tori me ajudou : )

Estávamos no evento na Lapa com o Circo Voador e o IGF era na Barra, mesmo assim contei com a presença de bons amigos que deram aquele apoio moral, pois a fala foi no mínimo provocadora (aqui tradução) e teve grande repercussão no sentido que gerou muita discussão. Ao ponto de um inglês que não me lembro o nome trazer a tona o velho argumento sobre pedofilia e bagunçar geral o auditório. Foi bem divertido, mas lembro que comentamos que provavelmente me tornaria persona non grata nos IGFs devido a fala provocativa.

Eis que final de agosto o Itamaraty tenta entrar em contato comigo justamente para ir para o IGF de 2010 que começa semana que vem na Lituânia, para falar sobre a internet como um instrumento para democracia.

Convite IGF - clique para ampliar

Nó! Fiquei muito afins de ir!!! Afinal de contas desde que tive as crianças não saí mais do país. Além disso seria uma ótima oportunidade para rever algumas pessoas e conhecer outras. Tentei alguns meios para financiar minha passagem e hospedagem, mas parece que o governo brasileiro tem planos de acompanhar o evento à distância. Pensei até em fazer uma vaquinha e ver se com a colaboração de meus amigos conseguia levantar o dinheiro, mas no final das contas concentrei minha energia na realidade (aniversário das crianças, submidialogia, mudança de casa)… Só lamento mesmo que o convite demorou mais de dois meses para chegar em minhas mãos, pois ficou mais de um mês na embaixada do Brasil na Argentina – dado que a Lituânia não tem embaixada por aqui – tempo que poderia ter me programado para entrar no edital de intercâmbio do Minc.

De todas formas é sempre bom saber que há possiblidades e reconhecimento internacional dos últimos anos de trabalho. Fica para uma próxima oportunidade!

Deixe um comentário

