O melhor das “férias”


Semana que vem tudo volta ao normal… Ah o trânsito de BH esses dias tava uma maravilha, mas segunda já era… Crianças voltam para a escola e eu volto a acordar cedão para a pós. Esse mês teve bom. Vários filmes. Daqui pra frente só correria, ainda mais com mudança de apartamento em curso… Bom demais esse tanto de coisa legal rolando.

Bom, se você chegou à parte complexa vale a pena saber que há uns anos, tenho o hábito de acompanhar o top 100 do piratebay. Costume libertário básico. No meio da ‘decupagem’ da lista encontro referência para um tal de “The Girl with the Dragon Tatoo” , cujo título já me agradou de início… Eis que surge ao acaso essa surpresa intitulada “Trilogia do Milênio” escrita por Stieg Larsson e filmada por um de seus conterrâneos nórdicos. Abaixo um vídeo de uma crítica muito lúcida aos livros (se interessar tem muito mais coisa online).


Baixei e o filme e era sueco. hmmm… Num rolava de ver no original, então bora buscar legendas. Quando assisti fiquei meio extasiada e desconcertada com o conteúdo e com a construção da trama. É um filme muito diferente dos empacotados hollywoodianos, porque tem uma narrativa instigante que alterna suspense e ação sem exageros e com toques de violência crua. E, por essa intensidade psíquica da trama, a trama afeta de formas diferentes cada pessoa, certamente mexe em algo lá dentro de sua essência. A trilogia lembra emoções que uns clássicos como ‘Silêncio dos Inocentes’ costumavam provocar. A trama é uma convergência de histórias muito intensas que se encontram por vias do destino.

Todo esse ócio criativo começou umas semanas atrás, com os feriados da copa, quando procurei algumas novidades no ‘top semi pirata’. Baixei alguns pops – dos quais destaco o “Hot Tub Time Machine” que é um passatempo bem divertido… (Falando em distrair a noção de tempo hj joguei ludo com meu primo e as crianças depois de anos… momento memorável.. vou sugerir sempre ludo pras dinâmicas de grupo afinal jogo de tabuleiro é muito foda…). Mas em termos de filme para ‘geek’ nem sem compara ao Frequently Asked Questions About Time Travel, que além de ser divertido, passatempo, fazer várias referências clássicas ao universo geek (ou não, pq meio que tira onda com a atual tendência de encaixar os nerds num clichê cool), além flertar com a linha ‘nerds também são legais’ é futurístico em termos coletivos e universais, bens comuns, diferente do ‘hot tub’ que é bem pessoal e voltado ao indivíduo. Resumindo, o diferencial em termos de concepção do roteiro é aquele lance do ‘buterfly effect’, ou seja, de que uma simples alteração do passado pode desencadear um futuro completamente diferente que é melhor explorado no ‘FAQ time travel’ porque trata do coletivo e não do ‘ingoista’ (como diriam as crianças).

Aí fui comentar com minha mãe q tinha assistido um filme massa que daqui uns meses chega no circuito comercial de cinema que ela está sempre frequentqando. Aí ela falou do Stieg Larsson, o autor/roterista/screenplayer que morreu com obra incompleta e cuja situação judicial está complicadíssima na justiça, pois ele morreu sem reconhecimento e viveu anos de vida em comum com uma mulher (q não busquei o nome, de repente depois atualizo com mais infos), mas que sem registro a herança de direitos autorais segue para parentes distantes. Mais um caso de esquizofrenia judicial.

Fui fuçar e descobri que a trilogia já está filmada em sueco, mas hollywood que fazer sua versão pop em inglês porque tem gente com preguiça de acompanhar legenda. Aí obvio que baixei a seqüência. É realmente genial (mas o primeiro é mesmo o melhor). Sem dúvida o melhor das ‘férias’. Recomendo demais pra quem usa torrent e indico pra quem tem banda larga e ainda não tá colaborando com as redes p2p.

2 comentários sobre “O melhor das “férias”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s